sexta-feira, 21 de junho de 2013

Sobrevivência.

( eu estava na metade do texto quando desliguei o computador sem querer e perdi tudo --' )

Pela segunda vez, vou tentar escrever o que aconteceu hoje no protesto no Rio de Janeiro (pelo meu ponto de vista)
Nos encontramos na Uruguaiana ( eu e a metade da HPE) não me lembro o horário, mas já era mais tarde que o combinado, fomos andando em um protesto lindo e organizado. Antes de chegar na Central minha mãe já tinha ligado para falar que na frente da prefeitura já estava tendo confusão. Continuamos nossa caminhada até depois do sambódromo até algumas pessoas começarem a voltar falando da frente da prefeitura. A maioria das pessoas do grupo que estava comigo resolveram voltar (letra X no mapa), Eu e quatro amigos (Amanda, Ruan, Palermo e Paulo) resolvemos ir mais na frente um pouco (claro que íamos querer ver algo), entramos em uma rua ( seta vermelha do mapa)  para ir para a rua de trás, lá as pessoas estavam calmas na rua apenas olhando de longe as coisas (paramos no circulo do mapa), até de uma hora para outra começarem a correr, eu segurei na mão da amanda e falei "Não corre, só vem todo mundo para o canto", ficamos ali até eu ver que era realmente a policia que estava vindo jogando bomba de gás lacrimogênio em cima de todos, o cheiro era horrível e a ardência nos olhos pior ainda, voltamos correndo para a Presidente Vargas onde a multidão já estava voltando rápido com a boca coberta falando que estava jogando muito gás. Tinha muita gente se dispersando.





Fomos caminhando pela presidente vargas até uma rua depois do sambódromo, algumas pessoas arrancaram toda a placa do terreirão do samba e começaram a jogar bombas lá dentro, ficamos na parte de trás onde estavam mais dispersas, de longe dava para ouvir as bombas. Algumas pessoas recolhiam lixo para colocar fogo no meio da rua, (eu estava no canto vendo), até que vi a polícia chegar e todos correrem muito (video da cena), quando olhei para a rua de trás já tinham cercado todo o cruzamento e eu estava no meio, com a policia atirando dos dois lado sem sabem nem quem estava ali, ficamos meio que encurralados ali no meio da rua, quando puxei a Amanda e tivemos que correr pelo meio da onde estavam atirando, jogaram uma bomba pra cima de mim, acho que foi a coisa mais horrível que já senti, quando respirei todo o gás da bomba, eu não conseguia abrir o olho. só conseguia chamar todo mundo para correr. A policia estava atrás ainda atirando e eu não conseguia parar de correr porque não dava para ficar perto do cheiro do gás.
O Palermo gritou "Entra no meu prédio" corremos até o prédio dele e entramos, em seguida a policia passou com o choque ainda jogando bomba e o povo se dispersando, incendiaram 2 partes na frente do prédio que estávamos.


momento em que ficamos cercados


Quando todos se dispersaram da rua os próprios MORADORES e manifestantes PACÍFICOS ficaram na rua pedindo "sem violência" "sem vandalismo", nesse chegou mais policia atirando e jogando mais bomba de gás, estavam atirando em quem visse na frente.
Momento: A cavalaria passou (sendo vaiada) e um policial caiu do cavalo que ficou girando em círculos, eu ri tanto, huahsuahsuahsuah.

do prédio do Palermo

Depois de passado um tempo da gente no prédio do Palermo, já tinha passado bombeiro, batalhão de choque, cavalaria, PM..decidimos tentar sair dali indo em direção a Lapa para saber se passava algum ônibus, andamos tranquilo pela rua até chegar em uma rua grande com vários barzinhos, lá as pessoas estavam se divertindo, em família, bebendo, conversando, eu e Amanda até entramos para ir ao banheiro em um desses bar e aproveitar para lavar o rosto que ainda ardia do gás.



Algumas pessoas nos bares da Lapa


Saímos do bar e continuamos caminhando, até avistar a policia ao longe. Ainda deu para fazer uma gracinha na rua, achamos que eles estavam ali apenas para fiscalizar, até então ouvir as bombas,

Antes de serem atacados pela 2° vez por gás


quando se ouviram os tiros alguns "vândalos" começaram a tentar quebrar algumas coisas, quebraram o vidro do banco. Fomos para o canto tentando se afastar até que quando vimos a policia já estava atrás atirando e o gás encima da gente de novo, corremos.
Tentaram entrar para o bar e avisar para a policia que o pessoal ali estava apenas se divertindo tranquilamente, mas não adiantou, entramos em uma rua e eu achando que íamos dar de cara com a policia, mas saímos na rua ao lado, os a PM ainda atirava. Corremos muito para fugir do gás que era insuportável e estava vindo para cima de nos.

Chegamos na Lapa e nos vimos cercados pela tropa de choque se organizando no meio da praça, foi quando a gente não sabia se ficava ali e esperava, se corria, se voltava para o outro lado, se jogava uma bomba e explodia todo mundo ou se pulava no colo de um daqueles policiais :p

Tropa de choque e PM's se reunindo na Lapa

Mas eram realmente muitos policiais (muito mais que na foto), quando olhei para o lado estavam passando do nosso lado, se reunindo, eu falei 
- "gente, vamos sair daqui, porque eles vão fazer alguma coisa"
E só para deixar claro que aparentemente não estava acontecendo nada na Lapa alem da reunião do choque, tinha barraquinhas de bebidas e cachorro quente, gente conversando...

Fomos caminhando ate a rua da entrada do metro que estava fechada quando começou o barulho de bomba de novo e as pessoas correndo de lá. Nesse momento encontramos o Vinicius Sampaio na rua e que disse que estava jogando bomba lá e o metro estava fechado. Continuamos andando em direção ao passeio onde mais policiais se reuniam. Não tinha ônibus, não tinha metrô, não tinha nem vandalismo nenhum, e a policia estava fechando tudo. 
Resolvemos ir para a praça XV ( ALERJ). 
Caminhamos pela rua indo na direção contraria da policia, começamos a passar nas ruas desertas com algumas partes pegando foto, simplesmente parecia que a cidade tinha sido atacada e que eramos os únicos sobreviventes, cena bizarra. De vez enquanto passava alguma moto do Choque, mas que não teve nenhum problema. 


únicos sobreviventes na cidade deserta(cortei o Paulo)




Chegamos perto da ALERJ e vimos que tinha uma movimentação, chegamos mais perto e tinha um povo jogando 7 cortes, SIM ELES ESTAVA JOGANDO. 
Na frente da ALERJ tinha o que eu realmente não esperava ver, a frente estava completamente cercada de PM's e uma pequena manifestação PACIFICA, de pessoas sentadas/deitadas na rua com alguns cartazes e um grupo jogando bola. eu realmente achei isso brilhante. 









Ficamos um pouco lá e resolvemos ver se o metrô da Carioca já estava funcionando, e estava, pegamos o metrô e decidimos ir embora. 


Noticias: Soubemos que depois que saímos da Lapa começaram a atacar lá, jogaram bomba no Circo Voador e depois o BOPE e o exercito(?) estavam indo para o palácio Guanabara (Laranjeiras).

A Ju Mathias me ligou e falou que estava presa dentro da UFRJ e que os policiais estavam prendendo quem saia de lá. No final a UFRJ pagou táxi para levar todos em seus bairros. 

Jogaram (policia) uma bomba de gás lacrimogênio dentro da emergência do hospital Sousa Aguiar. 
O pessoal da HPE que foi embora primeiro disse que quando chegaram lá todas as estações do metrô estavam fechadas e que jogaram uma bomba de gás dentro da Central e depois fecharam a mesma. 

Alguns fatos aleatórios da noite.

- Quando ficamos cercados pela primeira vez e que jogaram uma bomba em cima de mim eu fiquei me imaginando correndo em círculos sem saber o que fazer, e Amanda sem reação, haha.

- Um cavalo que provavelmente aderia a manifestação, derrubou um policial e começou a rodar com ele "pendurado", todos riram.

- Na hora que tentávamos correr para a casa do Palermo, ele gritando DESESPERADO na rua "RUAN, RUUUAN," e o Ruan do lado dele, HSUAHUSHAUSHUAHS.

- Não importava o quão serio ficava a parada, assim que passava já estávamos rindo e fazendo piada da coisa.

- E eu me sentindo mais viva depois dessa adrenalina.

- Eu com vontade de cuspir na cara desses cachorrinhos do Cabral que não querem nem saber em quem estão atirando de forma covarde.

- Não tirei foto do meu cartaz porque o perdi.


Outras coisas que aconteceram e eu não lembrei agora, com certeza vou comentar no twitter/facebook depois, HSAUSUAHUSAHUSHAUHS

NÃO VOU RELER O TEXTO, SE TIVER ALGO ERRADO CULPE A EDUCAÇÃO DO PAÍS.
Deixe ai nos comentários algum momento que você passou...

Todos chegaram em casa inteiros.
Bjus, e até os próximos protesto.
Caah.


Nenhum comentário:

Postar um comentário